sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Musculação:Jovens até podem praticar, mas devem usar pesos leves

Redação IG São Paulo

Nos últimos dias, o iG recebeu algumas dúvidas de adolescentes a respeito de praticar musculação. O leitor João Francisco, por exemplo, estava com o seguinte problema: “minha mãe não quer que eu faça musculação, porque acha que faz mal. Tenho 13 anos, o que falo pra ela?” A leitora Ana Paula tinha uma dúvida parecida. “Tenho 14 anos e faço academia, porém não pego pesado. Já me falaram que me exercitar nessa idade atrapalha o crescimento, é verdade? Tenho que dar preferência aos exercícios aeróbicos?”. Para ajudar a esclarecer essas questões, fomos ouvir os especialistas.

“Adolescentes entre 12 e 14 anos podem fazer musculação, desde que com peso baixo. Eles devem optar mais por treinos de resistência e não de força, já que ainda não têm um balanço adequado entre os hormônios”, alerta o Dr. Ricardo Munis Nahas, ortopedista e diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME). Ou seja, a Ana Paula está certa de “pegar leve”. Ainda segundo o Dr. Nahas, “os jovens deveriam ir atrás de coisas que desenvolvam suas habilidades, como arremessar, saltar... e não se preocupar tanto com musculação ou coisas do tipo”.

O Dr. Renato Romani, fisiologista do Centro de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Paulo, também acredita que a contra-indicação seja o uso de pesos excessivos. “A partir dos 14 anos, o jovem pode entrar na musculação, mas não deve usar tanta carga. Nesses casos, deveria preferir o exercício aeróbio à musculação”, afirma. “Os ossos estão em desenvolvimento, então é preciso cuidado para que ele não tenha uma lesão séria, que possa influenciar em seu crescimento”, completa o professor de educação física Paulo de Tarso.

Além disso, vale lembrar que ficar preocupado demais em ter um corpo perfeito às vezes vira uma roubada – e não estamos falando de problemas nos ossos ou músculos, mas na mente. “Nessa idade, o jovem tem que aprender que exercício físico é saudável e bom, e o seu efeito é corpo bonito. Muitas vezes há um exagero, uma obsessão pela beleza que pode gerar problemas psiquiátricos”, aconselha o Dr. Romani.

Fonte: www.ig.com.br/jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário