quinta-feira, 1 de abril de 2010

Chega ao Brasil best-seller do NYT que questiona plásticas na adolescência


O livro "Feios", de Scott Westerfeld, conquistou legião de fãs ao criar mundo no qual todo jovem fica "perfeito" aos 16 anos

Pedro Carvalho, iG São Paulo

Imagine um mundo futurista no qual os adolescentes, ao completar 16 anos, passam por cirurgias plásticas para ficar com uma aparência “perfeita” – sem orelhas de abano, gordurinhas, espinhas... Esse é o polêmico tema do livro Feios, de Scott Westerfeld, que chega esta semana ao Brasil e é o primeiro de uma série de quatro volumes que ficou por meses na lista de mais vendidos do jornal New York Times.

Na história, que cativou uma legião de jovens leitores nos EUA, a humanidade vive em cidades-bolha cercadas pela selva. Tally é uma garota que está prestes a comemorar o décimo sexto aniversário e mudar-se de Vila Feia para Nova Perfeição. Até que, numa noite, ela conhece Shay, uma menina que não está nem um pouco ansiosa pela mesma mudança e resolve fugir da cidade.

O livro obviamente levanta questões sobre a busca da perfeição estética na adolescência, algo que às vezes excede mesmo os limites do bom senso – veja matéria do iG Jovem sobre a mãe que aplicou botox na filha de 16 anos. Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 8% das plásticas no Brasil são feitas em “teens”.

“Temos um apelo à estética e uma grande valorização da beleza no Brasil, particularmente nos grandes centros”, diz a psicoterapeuta Sâmara Jorge. “É importante ressaltar que não há nada de errado com a vaidade. Esse é um atributo importante, pois é indicativo de cuidados com si mesmo. O problema está no fato de que muitos adolescentes se espelham em modelos padronizados de beleza e só consideram belo o que é socialmente estabelecido como padrão estético”, diz.

O autor admite que a inspiração do livro vem da atual popularidade das cirurgias estéticas entre os mais jovens. “Nós estamos certamente caminhando para um mundo no qual muitas pessoas vão decidir qual será a aparência delas”, disse Westerfeld, em entrevista pro site Simon & Chuster. “Isso vai mudar o que pensamos sobre a beleza, o que ela significa para nós”, declarou.

Polêmicas à parte, o enredo é bacana e tem tudo para ser sucesso no Brasil também. E seus questionamentos são também válidos. “A busca excessiva pela beleza pode trazer prejuízos aos adolescentes, que vão desde problemas com a auto-estima até, em casos mais graves, o desenvolvimento de quadros depressivos e transtornos alimentares, como a bulimia ou a anorexia nervosa”, lembra Sâmara. “Vale refletir se não seria melhor deixar as cirurgias para mais tarde”, completa.

Serviço
Livro: Feios [Uglies, no original]
Autor: Scott Westerfeld
Editoria: Record/Galera
416 páginas
Preço: R$ 39,90


Comentem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário